O Colégio de Estudos Avançados (UFC) promoverá palestra no dia 29 de abril com Sérgio Costa, autor do livro “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”.
Neste estudo sobre a vida política e social brasileira, o sociólogo investiga as disputas recentes entre as forças progressistas e a direita radical. A tese central de “Desiguais e Divididos” é que escolhas políticas refletem a capacidade dos diferentes discursos, da esquerda à extrema direita, de articular os sofrimentos e as angústias, mas também as expectativas e aspirações dos diferentes grupos da população. Conforme essa leitura, tanto a política institucional como os espaços cotidianos reais e virtuais se transformaram, no Brasil, em arena na qual se confrontam aqueles que perderam ou temem perder privilégios e os que conquistaram ou esperam conquistar novos direitos.

Professor titular de sociologia do Instituto de Estudos Latino-Americanos e do Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim desde 2008, Sérgio Costa descreve a elaboração de seu livro como a montagem de um quebra-cabeças. Ele destaca que o trabalho envolveu sintetizar interpretações de diversos autores, além de recorrer a clássicos da sociologia e conectar dados de diferentes naturezas. O objetivo é proporcionar uma interpretação abrangente dos destinos políticos do Brasil neste século, considerando suas causas sociais. Costa reconhece que essa é uma tarefa “imodesta”, embora o próprio livro se defina como “modesto”.
A obra é um lançamento da editoria Todavia e já se encontra disponível pela Amazon e demais plataformas literárias (impresso e digital).
O evento
A urgência do debate suscitado por “Desiguais e Divididos” chamou a atenção do Colégio de Estudos Avançados da UFC, que convidou o autor para uma palestra seguida de debate no dia 29 de abril, no auditório da Reitoria da UFC, às 17h. Integram a mesa as professoras Maria Aparecida Montenegro, vice-diretora do CEA, e Irlys Barreira, conselheira do CEA. O evento é gratuito e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC (PPG Sociologia-UFC).
